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A importância de desenvolver pessoas na Saúde

A importância de desenvolver pessoas na Saúde
Publicação: 26.05.2021

Por Maitê Marta

 

O mundo mudou, o paciente mudou e as Organizações da Saúde precisam mudar também.

A todo momento surgem novas tecnologias, novos conceitos em Gestão, novas formas de atuar e de se relacionar e com isso, surge a necessidade de desenvolver pessoas para acompanhar essas transições que só tendem a crescer. Oferecer um ambiente que eleve o estilo lifelong learning (que significa: aprender por toda vida) tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito organizacional, de forma planejada e contínua, além de manter os profissionais atualizados em qualquer que seja a área de atuação, também facilitará a organização a se preparar e a se adaptar às mudanças que estão modificando totalmente a Saúde. Internet das coisas, Saúde Digital, Cuidado Híbrido, Wearables, Biointerfaces, Inteligência Artificial na tomada de decisão clínica, Robotização, Uniformização e Centralização das informações do paciente em um único prontuário podem parecer fantasia ou algo bem distante da nossa realidade, mas isso já é verdade em alguns lugares do mundo.

 

E como se preparar?  Como seguir esse novo caminho?

 

Nós te respondemos: Desenvolvendo pessoas.

 

Não é novidade que Organizações que investem em conhecimento e adotam uma atitude proativa quanto o desenvolvimento de novos skills possuem resultados mais expressivos.  Em um mundo BANI, onde a união do caos com complexidade é o novo normal, colocar a pessoa no centro, prover a renovação do mindset, a transformação do comportamento e o fortalecimento de habilidades para lidar melhor com o mundo em transformação será um grande diferencial na Saúde.

 

Um Trilha de Desenvolvimento orientada pelo propósito da Organização, centrada nas necessidades da pessoa (aqui falo paciente e colaborador), personalizada conforme o papel e os talentos de cada pessoa e totalmente direcionada para resultados é o quarteto perfeito para quem deseja repensar sua forma de desenvolver pessoas e contribuir também com o desenvolvimento da Organização.

 

Neste artigo falaremos sobre alguns pontos que consideramos importantes, especialmente para Organizações da Saúde que desejam desenvolver pessoas nesse cenário de transformação.

 

Novo perfil do paciente

 

  • Por quem vamos elevar a empatia agora?
  • Quem é esse paciente?
  • O que importa para ele?
  • Como vamos entregar o que ele valoriza durante a sua jornada?

 

Compreender a singularidade de cada pessoa sob a ótica da individualidade, das múltiplas gerações e das suas diferentes necessidades é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida na Saúde. Isso porque, já sabemos que o perfil do paciente mudou (agora o paciente é mais consciente, mais digital, mais participativo e mais do que isso, mais esclarecido), mas construir uma cultura que coloque esse novo perfil no centro ainda é um grande desafio para muitas Organizações. Criar ambientes que promovam a compreensão de cada pessoa, o entendimento genuíno na sua forma de ver o mundo, suas emoções, os seus motivadores, os seus comportamentos e através desse entendimento, redesenhar jornadas que façam sentido para cada pessoa, é uma habilidade que pode ser desenvolvida e é um ponto de atenção para as Organizações, principalmente na era que vivemos que acentua a singularidade e supervaloriza a experiência personalizada.

 

Desenvolvimento de Soft Skills

 

As habilidades que seriam requisitas no futuro, com o COVID-19 e a aceleração da transformação digital, se transformaram em habilidades requisitadas no presente. Inteligência emocional, pensamento crítico e analítico, flexibilidade, adaptabilidade, solução de problemas complexos, habilidade sociais, emocionais, comportamentais e relacionais, são algumas das skills que estão nessa lista emergente. Organizações de Saúde que canalizarem esforços para ajudar as pessoas a olharem para dentro, a desenvolverem sua autoconsciência e a fortalecerem essas habilidades, além de contribuir com o crescimento dessas pessoas e construir um ambiente que fomente uma relação trabalho-vida com mais sentido, estarão mais aptas a lidarem melhor com as constantes transformações que estão acontecendo na Saúde. Habilitar a linha de frente para compreender melhor as suas próprias emoções/reações, a compreender melhor as emoções/reações dos membros da equipe e do paciente e a ter a maleabilidade para lidar melhor com situações que exigem um posicionamento comportamental mais resiliente e consciente, também são habilidades que podem ser desenvolvidas. Sem contar que essas habilidades além de contribuir para que a experiência do profissional e do paciente sejam mais positivas, influenciam diretamente nos resultados organizacionais.

 

Desenvolvimento das Hard Skills

 

  • Como as novas tecnologias afetam a minha Organização?
  • Que novas habilidades serão necessárias para lidar com a Saúde Digital?
  • Que mudanças serão incorporadas nos nossos processos?
  • Nosso time está habilitado para essas mudanças?

 

Essas são algumas perguntas que nós também estamos fazendo por aqui. Isso porque, com a automatização de algumas atividades, a Inteligência Artificial e a possibilidade do cuidado à distância, muita coisa tem mudado e mudará ainda mais nas operações. A tecnologia tem ajudado e modificado bastante a forma de gerir e de cuidar, especialmente nas tarefas rotineiras, manuais, que exigem monitoramento constante e que demandam uma análise cuidadosa de dados. Entender como isso influencia e modifica os processos, levantar que novas habilidades serão necessárias para cada pessoa, redesenhar jornadas que incorporem as novas tecnologias associadas com as novas hard skills digitais, também é algo que deve estar no radar das Organizações de Saúde. Um ponto aqui é que ainda é grande o número de Gestores que subestimam/limitam o advento da tecnologia na Saúde, principalmente aqueles que são mais conservadores. Esses acreditam que é uma fase ou que sua abrangência é limitada. Já os mais inovadores e disruptivos, veem essa onda como uma grande oportunidade de repaginar o seu negócio e acreditam que tudo é possível, basta o primeiro fazer. Independente de qual seja a sua visão a cerca desse assunto, meu ponto de vista é: incorpore o quanto antes esse assunto nas rodas de conversas estratégicas, partindo da premissa que estabilidade não existe, é melhor se preparar.

 

Como vimos, existem muitos motivos que justificam a importância de dar a devida atenção ao desenvolvimento de pessoas, especialmente nessa fase de transição para a Nova Economia e a Era Digital. Mais do que o momento, mais do que tendências: essa é a nova realidade e a Saúde mudará muito. Se você deseja se manter relevante e se deseja se movimentar com mais sentido nesse tempo de transformação, te convido a  repensar quais mudanças você e sua Organização precisam fazer e quais habilidades precisam desenvolver. Vamos juntos!